04 abril, 2014

Seminário monta stand da Sala Verde na Festa da Cebola


"Louvai e bendizei ao meu Senhor!"

A palavra “formar” tem, em sua etimologia, o sentido de fazer brotar. Esse é um cuidado permanente. Cuidar da criação, cuidar da família, cuidar da casa, da justiça social, cuidar dos afazeres básicos do dia a dia. Assim é o agir de Deus, um cuidado permanente, afirma Jesus: “Meu Pai trabalha sempre” (Jo 5, 17). Esta é nossa missão na formação, cuidar para que as sementes plantadas por Deus nos corações dos jovens seminaristas possam crescer.

Além do cuidado diário com a formação para a vida religiosa, também nos preocupamos em nos inserir nas atividades locais, como forma de presença franciscana, para somarmos forças com as atividades e iniciativas já existentes para a transformação e preservação do meio onde vivemos.

Como filhos deste Pai que trabalha sempre, não podemos descuidar do trabalho, mas com força e dinamismo, somos convidados a despertar nos jovens uma missão permanente de cuidado pela vida.

Neste final de semana, em nossa cidade, acontece a “Festa da Cebola” e também algumas iniciativas de Educação Ambiental. A gestão Municipal lança o programa "Coleta seletiva de resíduos sólidos", onde será aproveitado aproximadamente 90% do lixo do Município.

Foi criado também o Programa de Educação Socioambiental Participativo, com trabalhos diversos como: Coleta seletiva, cuidado com o Rio Itajaí, conscientização ambiental nas escolas etc.

Acontece também na “Festa da Cebola” uma exposição dos trabalhos realizados pelas escolas no cuidado com o meio ambiente. A escola do Seminário São Francisco expõe o futuro projeto "Sala Verde Mãe Terra" que terá sua abertura oficial dia 01/06 na Feira de Conhecimentos, que também terá suas ações voltadas para o cuidado com a criação e o meio onde vivemos.

Vamos trabalhar em permanente missão. Nosso Pai trabalha sempre!


Por Frei Gilberto da Silva, OFM


Nenhum comentário:

Postar um comentário