01 abril, 2014

Depoimentos dos Aspirantes 2014


Os Aspirantes já se encontram há mais de um mês em nossas fraternidades, convivendo com nossos confrades e conhecendo mais de perto o que é ser frade menor e o que eles fazem nos dias de hoje. Cada um deles foi convidado a escrever um pequeno depoimento de suas primeiras impressões desta experiência das FAVs e como se sentiram acolhidos entre nós.

AMPARO


Mateus Dias Santana
“Desde o momento que cheguei no Convento Franciscano de São Benedito, em Amparo (SP), os frades e toda a comunidade foram bem acolhedores. O convívio está sendo uma experiência única e enriquecedora, seja por meio da participação da Santa Missa, nas pastorais, estudos, oração, momentos de lazer e/ou trabalhos. Através desse ideal de vida, vejo o quão maravilhoso é viver em fraternidade com os irmãos, seguindo o exemplo de São Francisco de Assis”.


Wagner da Silva Neves
“Estou gostando bastante da casa, o acolhimento dos frades e das pastorais. Está sendo muito bom. O que está bastante proveitoso é o trabalho com as pastorais; estou aprendendo bastante com eles”.




GASPAR


Thiago Augusto dos Santos
“A experiência vocacional aqui na Fraternidade São José / Paróquia São Pedro Apóstolo, em Gaspar – SC, está sendo enriquecedora. Os freis que residem nesta fraternidade nos acolheram carinhosamente. Cada dia é uma nova descoberta e aprendizado através de um e do outro. Isto reafirma ainda mais a vontade de seguir Jesus, como Frade Menor”.


Lucas de Moura J. Souza
“A minha experiência vocacional está sendo vivida de forma simples e humilde nesta fraternidade franciscana de Gaspar/SC. Sinto-me muito bem acolhido pelos frades e
pelos paroquianos. A convivência fraterna e a participação nas atividades paroquiais têm proporcionado um autêntico seguimento a Jesus Cristo, segundo os passos de São Francisco de Assis”.



LAGES


Jonas Ribeiro da Silva
“Viver a experiência do ‘vinde e vede’ é deixar-se guiar pelo Espírito de Jesus, que fez a
mesma proposta a um de seus discípulos, quando este o interpelou: ‘Mestre, onde moras?’ A vivência no dia a dia nesta Fraternidade Patrocínio de São José está sendo muito importante para mim, pois a cada dia experimento mais de perto o que é ser franciscano. Experiência esta edificante, porque, uma coisa é ter um contato literário, outra coisa é ver e sentir mais de perto e com profundidade o que é ser, e o que faz, como vive um filho de São Francisco. Os freis desta fraternidade estão nos mostrando com muita clareza e verdade, como devemos ser no dia a dia. Sou muito feliz aqui”.


Marcelo Mérida dos Reis
“A experiência em Lages está sendo enriquecedora para mim e tem superado todas as minhas expectativas. Ser franciscano não é algo que acontece de um dia para o outro. Na medida em que nos conhecemos mais, tomando consciência de nossas limitações e procurando compreender e respeitar mais os outros, nos tornamos mais humanos e, assim, nos tornamos mais fiéis ao carisma franciscano. Sinto que aqui na FAV, a convivência com as pessoas da comunidade local, a formação que recebemos e, sobretudo, a vida em fraternidade têm contribuído bastante para que eu possa, a cada dia, me aproximar mais de Jesus, a exemplo de São Francisco de Assis.


Bruno Rodrigues da Silva
“Estava ansioso pelo início da FAV, pois eu já esperava que fosse ser uma experiência
marcante na minha vida, e está sendo. Ao chegar em Lages-SC, depois de 14 horas de viagem, fui muito bem recebido pelos freis da Fraternidade do Patrocínio de São José. A experiência de viver em fraternidade tem sido boa para mim. Tenho aprendido a respeitar as limitações dos irmãos e a lidar com as minhas limitações. Os freis da fraternidade têm me ensinado muito não só com as palavras, mas também com o testemunho de suas vidas. Tenho buscado aprender ao máximo tudo que eles têm me ensinado, tanto nas formações, mas também nos trabalhos manuais e nos serviços pastorais em que os tenho acompanhado, pois sei que cada etapa de formação é muito importante para um Frei Franciscano”.

SANTO ANTÔNIO DO PARI


Marlan Taxa Pereira Reis da Silva
“Cheguei à Fraternidade dia 20/02. Senti-me bem acolhido. Sinto-me bem, graças a Deus, participando das atividades com os Frades, seguindo o carisma de São Francisco de
Assis. Percebo que aqui me sinto bem, graças a Deus, o Sumo Bem”.




SANTO AMARO DA IMPERATRIZ


Willian Bernardi de Castro
“Cheguei a Santo Amaro da Imperatriz-SC cheio de expectativas, e fui surpreendido, pois a
experiência de estar junto aos frades e ao povo está superando aquilo que havia imaginado. A vivência na fraternidade e também junto à comunidade paroquial, conhecendo suas realidades, nos motiva ainda mais a seguir os passos de Francisco de Assis”.


Valcir Brandão de Oliveira Junior
Na FAV de Santo Amaro da Imperatriz a experiência esta sendo fantástica, proveitosa e
motivadora. A vivência com os frades, os trabalhos, a formação, o pão partilhado, o acolhimento da fraternidade e da comunidade, as dificuldades e os desafios para a evangelização estão me confirmando que esse é o modelo de vida que eu quero seguir”.



SÃO JOÃO DE MERITI


Luiz Alexandre Guerino da Silva
“O que é ser um aspirante franciscano? É deixar a casa dos pais para iniciar uma nova vida,
imitando os passos de São Francisco de Assis, no seu modo de conviver e de agir com as pessoas, levando a alegria, a paz e o bem a todos nossos irmãos e irmãs”.


Cristian José de Souza
“O que é ser um aspirante franciscano? O lema da minha vida é que podemos ser mais ‘felizes seguindo o exemplo de Francisco de Assis’. Então, assim se resume minha vida como aspirante franciscano, um passo importante para servir o Senhor mais de perto, na obediência e humildade, de todo o meu coração. Paz e Bem!”






SOROCABA


Felipe Barbosa Teixeira
“Aqui, a fraternidade Bom Jesus, em Sorocaba - SP, está sendo essencial para que eu tenha uma experiência mais profunda de Deus. Tenho a convicção de que estou não só conhecendo melhor a Ordem Franciscana, como é ser um seguidor de Jesus Cristo à maneira de São Francisco, mas também aprendendo a deixar Deus crescer no meu interior, enquanto eu diminuo”.



VILA VELHA


André Lentis da Silva
“A FAV está sendo para mim como um grande retiro, onde a cada dia aprendo ainda mais a olhar para minhas dificuldades e pedir a ajuda de Deus para fazer o que Ele pede. A fraternidade é realmente muito acolhedora. Está sendo uma experiência única e com certeza inesquecível.”


Marcos Paulo Bertoldi
“É uma alegria e privilégio para mim estar fazendo a ‘Experiência da Penha’. Estou muito feliz com esta primeira etapa de formação. Neste local abençoado, Nossa Senhora atrai, acolhe, consola e alegra o povo, inspirando-me a seguir firme e perseverante diante dos desafios de uma vida nova.”



XAXIM


Francisco Dalilson Pereira Cabral
“Uma realidade bastante diferente da minha encontrei aqui em Xaxim (SC). Quando cheguei, tinha receio de que o povo do Sul fosse mais fechado. Mas minha ideia estava totalmente errada. Encontrei um povo simples, acolhedor, gentil, preocupado com o nosso bem-estar.
O que estranhei de cara foi ser chamado de Francisco (risos), afinal minha vida toda fui chamado pelo meu segundo nome. Admiro o jeito espontâneo de o povo participar
das celebrações. Estou encantado com essa realidade. Apesar da saudade de casa, estou bem à vontade. A fraternidade é simples e me entrosei com os frades em pouco tempo. Parecia que os conhecia há muito tempo. O mais bonito é ver que o espírito fraterno não muda de fraternidade para outra, já que antes conhecia bem a fraternidade da Rocinha, de onde eu vim. Por fim, minha experiência em Xaxim está sendo muito rica”.


Vagner Gomes Salomão
“Confesso que, no início, fiquei com um pouco de receio ao vir para Xaxim/SC, pois sempre tive a falsa impressão de que as pessoas da Região Sul, por motivos culturais, não gostam de se envolver com pessoas de outras regiões do Brasil. Porém, ao chegar aqui, percebi que a realidade era outra: são pessoas carinhosas, que sempre trazem um sorriso no rosto e que não dispensam uma boa conversa. No que diz respeito à convivência na fraternidade, está sendo para mim uma experiência única, pois sempre ao visitar uma comunidade distante, ao abençoar uma casa ou simplesmente ao ter uma conversa informal com os frades, me vejo fazendo um pouco do que Francisco fez durante toda a sua vida: evangelizando através de uma vida apostólica, consolando aqueles que precisam ser consolados e, principalmente, vivendo em plena comunhão com o irmão!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário