08 abril, 2014

Círculo Bíblico: "Fostes chamados para a liberdade".


O quarto encontro de Círculo Bíblico da Campanha da Fraternidade aconteceu na última quinta-feira, dia 03, que assumiu como texto-base o trecho de Gl 5,13-18: "Fostes chamados para a liberdade". Novamente os seminaristas foram divididos em dois grupos para facilitar a participação de todos e condução dos encontros.

A reflexão girou sobre a temática da liberdade-escravidão, que, cotidianamente, assume outras formas como o permitir a pessoa que está ao seu lado viver, e viver bem, sem explorá-la, instrumentalizá-la. Isso pode acontecer desde o pedir para que ela "ajude" a fazer um trabalho escolar, mas na verdade o pedido é para que ela o faça por você; seja em trabalhos de rotina como limpeza da casa. Em outro trecho, São Paulo diz que não podemos ficar "abocanhando" as pessoas ao nosso redor, consumindo tudo que elas têm a me oferecer...

A leitura propõe uma inversão de posturas diante do próximo. Ao invés de me aproveitar dos outros, quem sabe não podemos oferecer um pouco mais do que somos e temos à fraternidade? Eis uma ótima proposta de conversão para esta quaresma! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário