11 abril, 2014

Discurso sobre "Teorias de Conspiração"

Na 6ª Sessão do Grêmio Literário Santo Antônio, o orador da noite, Lucas Percio Dalla Santa, tomou como tema de seu discurso, o fascinante universo das Teorias de Conspiração. No que, realmente, podemos acreditar dentre as coisas que nos contam? Confiram seu discurso na íntegra.


"É um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco salto para a humanidade".
(Neil Armstrong)

Saúdo com estima a mesa diretora composta pelo diretor, Frei Rodrigo da Silva Santos; o presidente, Gabriel Luiz Martinelli; e o secretário, Odilon Voss. E estendo minha cordial saudação a todos os agremiados e seminaristas que aqui estão presentes.

Conta uma pequena história, que o guerreiro Hércules tinha a missão de conseguir o cinturão da Amazona, conhecida por sua bravura. Mas não poderia obtê-lo pela força, mas precisava ganhá-lo conquistando o coração da guerreira. Esse trabalho fala sobre a importância de construirmos laços afetivos duradouros. Ensina que a arte de conquistar uma pessoa não se faz pela força, nem criando ilusões falsas e nem pela aparência, mas pelo respeito ao outro, e a coragem de mostrar que somos.

Galgo a tribuna nesta noite para falar-vos sobre a "teoria da conspiração". Tenho como objetivo de mostrar qual a sua importância. Algumas pessoas simplesmente perdem a paciência, mas para outras é simplesmente fantástica. Às vezes, as teorias de conspiração são ridículas e não passam de uma distração, mas, há casos em que elas são incríveis e fazem-nos pensar.

Para melhor entendimento de minha prédica, dividirei-a em duas partes, sendo elas:
- o que é teoria de conspiração
- exemplos sobre ela.

Também chamado de conspiracionismo, ela é qualquer teoria que explica eventos históricos ou atuais como sendo resultado de um plano secreto levado a efeito geralmente por conspiradores poderosos, tais como uma sociedade secreta ou governo sombra.

As teorias de conspiração são, muitas vezes, vistas como um grande exagero e, por vezes, ridicularizadas e mesmo desacreditadas, uma vez que raramente são apoiadas por alguma evidência conclusiva, cujo foco é o comportamento coletivo das massas em instituições conhecidas do público, de modo a explicar acontecimentos históricos ou atuais sob o ponto de vista dominante ao invés de associações secretas de indivíduos. Por esse motivo, o termo conspiração é muitas vezes usado de forma depreciativa, na tentativa de caracterizá-lo como uma crença, como bizarra, irracional ou falsa.

Exemplos de teorias de conspiração:

No século XX, com a Guerra Fria, o homem vai para a Lua. Mas será que realmente o homem pisou na Lua? Quando os astronautas estão colocando a bandeira dos EUA, ela ondula, mas não há vento na Lua... O módulo de aterrissagem pesa 17 toneladas e, mesmo assim, pousa sobre a areia sem deixar marcas. Perto dele, as pegadas dos astronautas podem ser vistas na areia.

O flúor é prejudicial para os dentes? Esta é uma teoria da conspiração que foi negada por um tempo muito longo, mas agora está sendo aprovada.

Algum dia os cientistas usarão milhares de animais geneticamente modificados em experiências científicas! Você sabia que, literalmente, milhões de animais geneticamente modificados estão sendo experimentados em laboratórios em todo o mundo?

Eles colocam vírus de câncer em nossas vacinas? É claro que nem todas as vacinas contêm vírus de câncer. Mas dezenas de milhões de americanos receberam vacinas com vírus de câncer nelas.

Usar telefone celular pode causar câncer? Você pode ter câncer por usar um telefone celular? Bem, um número crescente de estudos indicam que isso é realmente verdade.

Muitas pessoas usam da conspiração como forma de distorcer a realidade, para ganhar em cima. Por isso, quando ouvir falar de uma teoria de conspiração, não a ignore, mas analise bem o que ela está tentando mostrar.

Para melhor terminar minha prédica, citarei uma frase de Rodrigo Ramos:


"Nossa guerra se resume em acharmos um pouco de paz para dormir em meio ao caos. E acordar agradecendo por nosso teto não ter caído em cima de nós enquanto sonhávamos com a felicidade".

Tenho dito, e muito obrigado!

Por Lucas Percio Dalla Santa, seminarista do 2º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário