26 março, 2014

Aconteceu o primeiro Encontro Regional do ano

 

Aconteceu nos dias 24 e 25 de março, o primeiro encontro do ano das fraternidades do Regional Planalto Catarinense e Alto Vale do Itajaí, que compreende as fraternidades de Ituporanga, Lages e Curitibanos. O encontro ocorreu nas dependências da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Navio), em Lages.

Os frades chegaram a Lages, por volta das 15h30 e 16h00, para se deparar com um belo café de recepção e um bolo de aniversário em comemoração tardia da celebração da vida de Frei José Lino Lückmann, que aniversariou pouco mais de uma semana antes. As orações foram preparadas e conduzidas pelos três aspirantes que fazem sua experiência de FAV no convento de Lages: Bruno, Jonas e Marcelo, que se apresentaram aos confrades e puderam partilhar um pouco do que foi este mês de convivência em uma de nossas fraternidades. Mostraram-se animados e cordiais nos momentos de convivência.

O primeiro dia foi dedicado à partilha das fraternidades, suas experiências pastorais, alegrias e desafios vividos. Além disso, Frei Gilberto pôde falar sobre as Missões Franciscanas da Juventude que aconteceram em Ituporanga e agradecer o apoio das fraternidades no envio de seus jovens. Os animadores vocacionais locais também partilharam sobre os assuntos da Assembleia Geral do SAV, ocorrida em Rondinha, falando aos confrades sobre o tema de formação (o perfil dos jovens de hoje que se sentem chamados à experiência de vida religiosa) e as propostas de ação do SAV para os próximos meses. Terminada a reunião, o momento de confraternização teve início, com um belo churrasco de acompanhamento.

No dia seguinte, o tema de reflexão para os Regionais foi abordado: redimensionamento. Como estamos, qual o sentido de nossa presença onde estamos, estamos atendendo aos desafios e anseios do Povo de Deus que atendemos? O tema mostrou-se difícil de ser refletido por nos provocar a uma mudança de atitude, de comprometimento com nosso trabalho e carisma, em fraternidade. Percebeu-se a fácil tentação de se prender a discussões generalizantes que, na prática, pouco influem naquilo que fazemos na prática. Mas, enfim, cada fraternidade falou sobre o tema a partir daquilo que faz e vive. Alguns questionamentos importantes foram levantados sobre nossas presenças que merecem ser levados adiante. Foi um momento rico de partilha e diálogo, de reconhecimento de falhas sem perder uma atitude positiva em relação à nossa vida e carisma.

Assim foi o nosso regional, num clima fraterno e maduro, os confrades puderam se alegrar com encontro com seus irmãos, sem deixar de se comprometer com a séria reflexão que nossa Província se propôs a fazer e caminho que se propôs a trilhar. Que venham os próximos subsídios, queremos prosseguir nesta jornada fraterna e missionária!

Nenhum comentário:

Postar um comentário