19 março, 2014

Discurso sobre o "Trabalho Voluntário"

Na 3ª Sessão do Grêmio Literário Santo Antônio, o agremiado Edinei Sgarbossa oferece aos ouvintes belas palavras acerca do trabalho voluntário, tão valorizado em nossos tempos. Confira seu discurso!



"A verdadeira caridade surge espontaneamente de um coração simpático, antes mesmo que qualquer pedido seja feito". (Textos budistas)

Saúdo a mesa diretora composta pelo diretor, Frei Rodrigo da Silva Santos; o presidente, Gabriel Luiz Martinelli; e o secretário, Odilon Voss, e estendo minha cordial saudação aos agremiados e seminaristas aqui presentes, bem como ao Frei Marcos Estevam de Melo.

Hoje, venho lhes falar de um tema que está presente todos os dias em nossa vida: o trabalho voluntário. Ele não é algo que fazemos por imposição de alguém, mas sim, um compromisso livremente assumido por nós. É claro que, ao doar, também esperamos receber; o que eu faço por você hoje, espero que faça por mim amanhã, se necessário.

Para melhor entendimento de minha prédica, vou dividi-la em três tópicos:
- história do trabalho voluntário;
- minha motivação pessoa;
- objetivo do trabalho voluntário.

No Brasil, o Dia Nacional do Voluntariado foi instituído em 28 de agosto de 1985, para reconhecer e destacar a ação das pessoas que doam tempo, mão de obra e talento para causas de interesse social e para o bem da comunidade.

Hoje me motivo a falar um pouco sobre o trabalho voluntário, porque é um assunto que está ligado a nós. De certa forma, tudo o que acontece na sociedade tem influência do voluntariado e é ele que os faz sermos uma família.

De certa forma, o objetivo do voluntariado é ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas sociais, e melhorar a qualidade de vida da comunidade. E ele reforça a solidariedade social, e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e humana. O voluntariado doa sua energia e criatividade, mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes e oportunidade de aprender coisas novas.

Com certeza, todos já concretizaram este gesto de carinho, porque o trabalho voluntário tem seu início nas pequenas coisas. Em nossa sociedade, não há fórmulas nem modelos a serem seguidos. Alguns voluntários são capazes, por si mesmos, de olhar em volta, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo, juntando os vizinhos, amigos ou colegas de trabalho.

Os voluntários não vão substituir políticas públicas, nem o trabalho remunerado, nem iniciativas de empresas que tem compromisso social. Vão complementar e aperfeiçoar. Da mesma forma, a pobreza não é o único alvo do trabalho voluntário, já que a exclusão se manifesta de várias formas.

A atividade voluntária produz excelentes resultados no apoio a setores da sociedade que necessitam de apoio especial. É a ação voluntária que abre a esses grupos a participação social que na maioria das vezes lhes é negada.

Nesta nossa caminhada de vida, dependemos uns dos outros para viver, porque ninguém é capaz de ficar sem estabelecer contato com os outros. 

O voluntário dá início ao seu trabalho quando alguém o solicita, mas para exercer este trabalho, deve ter o coração aberto, e uma mente centrada, e ter como objetivo buscar fazer sempre o melhor.

E para melhor encerrar a minha prédica, vou citar uma frase de Cora Coralina:


"Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então, que seja para produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade".

Tenho dito e muito obrigado!!!

Por Edinei Sgarbossa, seminarista do 2º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário