08 março, 2014

Círculo Bíblico da Campanha da Fraternidade: "Onde está o teu irmão?"


Nesta última quinta-feira, dia 06, o Seminário São Francisco de Assis começou os Círculos Bíblicos da Campanha da Fraternidade entre os seminaristas. No primeiro encontro, o texto bíblico assumido para estudo e oração foi o Gn 4,1-10, sobre o assassinato de Abel pelas mãos de Caim, seu irmão.

O foco do encontro se dava sobre a insensibilidade demonstrada pelo Caim diante da pergunta de Deus: "Onde está o teu irmão?", que além de não demonstrar remorso pelo assassinato, respondeu não ser a vida de seu irmão responsabilidade sua. É este sentimento que o encontro buscava ressaltar sobre nossa postura diante do sofrimento do outro, seja aquele que se encontra ao nosso lado, seja aqueles que sabemos ser vítimas de diversas atrocidades ou privações de liberdade sem nem mesmo deixar-mo-nos tocar por sua situação. É o mal da indiferença que tanto o Papa Francisco ressalta em suas falas que só pode ser vencida por uma cultura ativa de solidariedade.

A capacidade de perceber o outro como um irmão, saber de sua realidade, comover-se com seus sofrimentos e comprometer-se em ajudá-lo foi a mensagem descoberta e provocada por este encontro de nossos jovens seminaristas. Que este tempo de Quaresma os ajude nesta caminhada de solidariedade e conversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário