21 março, 2014

Visitas aos Regionais para falar sobre as FAVs


Com a decisão do Definitório Provincial, a partir de indicações do Secretário da Formação e Estudos de nossa Província para que a 2ª etapa do Aspirantado fosse transferida para o Seminário São Francisco de Assis, alguns compromissos foram assumidos para permitir que esta integração aconteça da melhor forma possível. Desta forma, desde o início deste mês, o Animador Vocacional do SAV Provincial, Frei Diego Atalino de Melo e Frei Rodrigo, orientador da etapa, estão visitando os encontros regionais da Província para falar sobre a experiência das FAVs, a 1ª etapa do Aspirantado.

Até agora, quatro regionais já foram visitados: Leste Catarinense, Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, Vale do Itajaí e São Paulo. O que inclui as FAVs de Santo Amaro da Imperatriz; São João de Meriti; Gaspar; Amparo e a da Fraternidade Santo Antônio do Pari, em São Paulo.

As visitas têm o intuito de informar os confrades sobre o que se espera destas FAVs no que se refere ao acompanhamento dos aspirantes, conteúdos de formação e como eles devem ser acolhidos e se integrarem nas atividades e vivências da fraternidade. Propõe-se, também, que haja uma maior integração das fraternidades do regional nesta experiência, permitindo que eles conheçam, além da FAV onde residem, as demais realidades do regional, nem que seja por um final de semana. Os frades destas fraternidades poderiam, conforme suas possibilidades, ajudar com alguma formação mais pontual sobre um tema que seja de seu interesse ou formação (como música, por exemplo). A ideia visa o enriquecimento da experiência oferecida aos aspirantes.

Outro ponto que também é abordado é sobre a importante função do responsável pelo acompanhamento dos aspirantes nas FAVs para que faça uma avaliação séria de seus formandos, com um acompanhamento próximo destes, indicando seus desafios a serem trabalhados e potencialidades a serem desenvolvidas. Tudo isso visando uma melhor adesão e mais tranquila caminhada quando todos se dirigirem para a próxima etapa, no Seminário São Francisco, para a convivência com os frades e seminaristas.

Como este é o primeiro encontro de cada regional, os aspirantes também têm participado de seu início para que sejam apresentados aos confrades, o que permite ao Animador e orientador conhecerem-nos um pouco melhor, já podendo inteirar-se de como tem se dado a adaptação nas FAVs neste primeiro mês.

O que se tem percebido é que os aspirantes estão animados, felizes com esta experiência, sentindo-se bem acolhidos e com o anseio de conhecerem nossa forma de vida. Que sejam bem vindos em nossas fraternidades e que façam uma bela caminhada de discernimento e amadurecimento vocacional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário