29 março, 2014

Discurso sobre o "Sono"

Na 5ª Sessão do Grêmio Literário Santo Antônio, o orador da noite, Gabriel Luiz Geremia, tomou a palavra para discursar sobre o sono e sua importância para a saúde. Com uma boa pesquisa, ele oferecer curiosidades acerca desta cotidiana atividade a qual todos nós nos dedicamos com prazer. Confira!


"O verdadeiro conhecimento vem de dentro". (Sócrates)

Saúdo com grande estima a mesa diretora, composta pelo diretor, Frei Rodrigo da Silva Santos; pelo presidente, Gabriel Luiz Martinelli; e pelo secretário, Odilon Voss. E, estendo a minha cordial saudação a todos os agremiados e seminaristas e, que se fazem presentes nesta noite.

Falar-vos-ei nesta noite, sobre um tema que todos conhecem: o sono. Meu objetivo e´que todos conheçam este modo de descanso. Nem todos sabem a sua importância, seus benefícios, malefícios de sua ausência e as fases do sono.

Para melhor entendimento de minha prédica, dividirei-a em cinco partes: o que é o sono? Características do sono, importância e malefícios do sono, fases do sono e, por fim, por que existem os sonhos, afinal?

O que é sono? Sono é o nome dado ao repouso que fazemos em período de cerca de 8 horas em intervalos de cerca de 24 horas. Durante esse período, nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina e outros), consolidação da memória, osso sem falar no relaxamento e descanso da musculatura.

As características do sono são: a pessoa se deita para dormir; os olhos ficam fechados; a pessoa não ouve nada e quando ouve, acorda imediatamente; a pessoa respira lentamente e num padrão rítmico; os músculos ficam completamente relaxados ao ponto de se a pessoa  estiver sentada, poderá cair da cadeira; durante o sono, a pessoa se move na cama, isso acontece uma ou duas vezes por hora, para que o corpo não prenda a circulação de algum membro ou tecido por um período muito longo. Em outras palavras, uma pessoa fica inconsciente para a maior parte das coisas que acontecem ao seu redor.

Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. Ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas.

O que nos aconteceria se não dormíssemos? Segundo estudos norte-americanos, o efeito é assustador. Foram pegas onze pessoas entre 18 e 27 anos de idade, elas foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante seis dias. No final do período, o funcionamento do organismo delas era comparado a de uma pessoa de 60 anos. O nível de insulina eram semelhantes a de pessoas diabéticas. Então, durmam oito horas por dia, para que isso não venha a acontecer.

É verdade que crescemos enquanto dormimos? Sim, é verdade. Na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento é liberado durante o sono. Crianças que dormem mal têm mais chances de ter problemas no seu desenvolvimento físico. O hormônio do crescimento continua sendo liberado mesmo na fase adulta. Embora em doses menores, isso continua ocorrendo durante o sono. Em pessoas adultas, ele evita a flacidez muscular e garante vigor físico.

Podemos ter complicações cardíacas se dormirmos pouco? Sim. De acordo com pesquisadores da Universidade de Warwich, na Inglaterra, pessoas que dormem menos de seis horas por dia ou sofrem de distúrbios de sono possuem 48% mais chance de desenvolver alguma doença cardíaca. Além disso, noites mal dormidas também tornam seres humanos 15% mais suscetíveis a derrames.

Outras instituições de pesquisa também confirmam o caso. De acordo com a BBC, pesquisadores de Harvard, nos EUA, constataram que homens acima de 65 anos e que dispensam pouco tempo ao sono profundo possuem mais chances de sofrer de pressão alta e, consequentemente, de doenças cardíacas. Os cientistas acreditam que o mesmo ocorra com as mulheres.

Basicamente, podemos dividir o sono em duas fases: REM (Movimento Rápido dos Olhos) e NREM (Movimento Não Rápido dos Olhos). O estado do NREM corresponde a 75% do período do sono, sendo dividido em quatro fases:

Estágio 1: é a fase de sonolência, onde o indivíduo começa a sentir as primeiras sensações do sono. Nessa fase, a pessoa pode ser facilmente despertada;
Estádio 2: dura, em média, de 5 a 15 minutos. No estágio 2, a atividade cardíaca é reduzida, relaxam-se os músculos e a temperatura do corpo cai. É bem mais difícil de despertar o indivíduo.
Estágio 3: muito semelhante com o estágio 4, diferencia-se apenas em relação ao nível de profundidade do sono, que é um pouco menor.
Estágio 4: dura cerca de 40 minutos. É a fase onde o sono é muito profundo.

A fase do NREM é muito importante para o corpo, uma vez que é nela que ocorre a secreção dos hormônios do crescimento, sendo também essencial para a recuperação de energia física. É na fase NREM que realmente existe o descanso profundo e menor atividade neural. Após a fase 4, o indivíduo retorna ao estágio 3, estágio 2 e entra na fase REM.

O REM é caracterizado pela intensa atividade cerebral, muito semelhante ao estado de vigília, nessa fase ocorrem movimentos oculares rápidos, o que explica o nome do estágio. É no REM que ocorrem os sonhos. embora a fase do REM não resulte em um descanso profundo, ela é importante para nossa recuperação emocional.

Por que existem os sonhos afinal? Os sonhos são atividades mentais ativadas pelo inconsciente quando as pessoas estão dormindo. A principal teoria a respeito dos sonhos partiu de Sigmund Freud que caracterizou os sonhos como a liberação de desejos reprimidos, ou seja, para Freud, as coisas que desejamos e que não nos encorajamos a fazer são liberadas pelo inconsciente quando dormimos.

Para alguns cientistas, o sonho é apenas uma forma de condução de informações que são ativadas durante o sono que contribuem com o controle do cérebro, mantendo sua saúde.

Sonhamos cerca de 20% a 25% do tempo que dormimos. Isso significa que, se dormirmos 8 horas por noite, dá tempo de sonhar umas 4 a 5 vezes. Durante esse período, é bem difícil fixar as lembranças desses sonhos. Só dá para lembrar com mais precisão quando acordamos no meio do sonho ou logo após ele terminar. Por isso, o mais comum é só nos lembrarmos de alguns pedacinhos do sonho. Mas não se engane: todo mundo sonha, todos os dias! Além disso, é mais fácil se lembrar de sonhos com alguma carga emocional, seja positiva ou negativa.

Embora os sonhos sejam um mistério até mesmo para os médicos que estudam o assunto, é comum dizer que eles são expressões desorganizadas do nosso cérebro. Os sonhos podem retratar fatos do nosso dia a dia, dúvidas, estados de espírito e desejos, tudo de forma misturada e bagunçada. Quem nunca teve sonhos sem nenhum sentido? Se você tiver ido à escola, fofocado com as amigas, brigado com seu irmão e esquecido a lição de casa, tudo isso pode acontecer no mesmo sonho, ainda que não exista nenhuma relação entre os fatos.

Então, vamos pensar e refletir, e ver sua importância para nossa vida, pois sem o sono o homem não é nada. Para encerrar minha prédica, citarei uma frase de Freud:

"O sonho é a satisfação de que o desejo se realize".

Tenho dito e muito obrigado!

Por Gabriel Luiz Geremia, seminarista do 2º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário