22 março, 2014
Círculo Bíblico: "Recebe-o como a mim mesmo".
O terceiro encontro de Círculo Bíblico da Campanha da Fraternidade aconteceu nesta última quinta-feira, dia 20, tomando o texto de Fm 8-20. O texto faz parte de uma carta escrita por São Paulo a um homem cristão (o tal Filêmon), fazendo-lhe um pedido importante: que ele trate seu escravo Onésimo como a um irmão, ou mais que isso, como se ele trataria o próprio São Paulo.
O encontro visou provocar uma postura de tratamentos iguais para com todos, sem seleção, sem hierarquias. São Paulo decidiu pedir, não obrigar Filêmon a uma mudança de comportamento, pois se fizesse de outra forma, ele estaria se colocando acima de Filêmon.
O grande tema do tráfico humano vai sendo apresentado como reflexo de uma cultura que torna o outro um objeto para mim, algo que eu posso manipular, permanecer indiferente a sua vida, cujo único valor seria que benefícios ele pode me trazer. Uma cultura que, a todo custo, buscamos romper em nossa vida fraterna, no relacionamento com nossos irmãos, sob a perspectiva cristã e franciscana.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário