05 março, 2014

Discurso sobre o "Tráfico Humano"

Discursando sobre o Tráfico Humano, o agremiado Cledenir Bottesini, na Sessão de Abertura do Grêmio Literário, se apoiou no tema da Campanha da Fraternidade de 2014: "Liberdade e Tráfico Humano". Confira seu discurso na íntegra:


"O homem nasceu livre e por toda parte vive acorrentado".
(Jean-Jacques Rousseau)

Saúdo com grande estima, nesta primeira sessão do ano, a mesa diretora, composta pelo diretor, Frei Rodrigo da Silva Santos; o presidente, Gabriel Luís Martinelli; e o secretário, Odilon Voss. Também saúdo os agremiados e seminaristas.

Como todos já sabem, neste ano, a Campanha da Fraternidade tem como tema "Fraternidade e Tráfico Humano", que vem acompanhado do lema "É para a liberdade, que Cristo nos libertou".

A escolha deste tema surgiu como proposta dos grupos de trabalho contra o tráfico de pessoas e de combate ao trabalho escravo, junto à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e a entidades ligadas à Pastoral da Mobilidade Humana.

A situação do tráfico humano no país e no mundo é alarmante, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), aqui no Brasil, o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas por ano, incluindo homens, mulheres e crianças, mas principalmente pessoas vulneráveis e carentes - psicologicamente e de recursos.

Daí vem o objetivo geral da Campanha da Fraternidade, que é: identificar práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e pessoas de boa vontade para erradicar este mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

Para um melhor entendimento da minha prédica, irei dividi-la em dois tópicos, que são:
- o que é tráfico humano?
- como impedir o tráfico ilegal de pessoas?

A ONU, no Protocolo de Parlamento, em 2003, define tráfico de pessoas como: "o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo-se à ameaça ou ao uso da força ou a outras formas de submetê-la à vontade de outrem, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre a outra para fins de exploração".

Segundo a ONU, o tráfico de pessoas movimenta anualmente 32 bilhões de dólares em todo o mundo. Desse valor, 85% provém da exploração sexual.

Na maioria das vezes, mulheres e crianças são levadas para fora do país, onde são prostituídas, violentadas e vendidas por preços altos. A face mais visível do problema é o turismo sexual e o embarque de mulheres dos países de origem para os países receptores em busca de oportunidades de trabalho em casas noturnas e boates. Outra face, também bastante visível é a adoção ilegal, a pornografia infantil, trabalho em condições de escravidão e o contrabando de mercadorias.

Voltando para o enfoque, ou seja, o tráfico de pessoas, nos surge uma pequena dúvida. Aí entra meu segundo tópico: como impedir o tráfico ilegal de pessoas?

Então, prevenir é sempre a melhor iniciativa. Portanto, ao verificar que existem indícios de tráfico humano, siga as seguintes orientações:
* duvide sempre de propostas de emprego fácil e lucrativo;
* antes de aceitar a proposta de emprego, leia atentamente o contrato de trabalho e busque informações sobre a empresa contratante. Tenha atenção redobrada em caso de propostas que incluam deslocamentos e viagens nacionais e internacionais;
* evite tirar cópias dos documentos pessoais e deixá-las em mãos de parentes ou amigos;
* deixe endereço, telefone e localização da cidade para onde está viajando. E nunca deixe de comunicar-se com seus familiares e amigos.

Em caso de tráfico de pessoas denuncie! O disque denúncia para o tráfico humano é o número 100. E para mais informações podem consultar o site da CNJ. Mas, por favor, não passem "trotes", nem para este, nem para outros números do disque denúncia! Pois saiba que a cada vez que os investigadores vão em busca de falsas denúncias, mais pessoas são raptadas, levadas para outros países, usadas, estupradas e até mortas. E com isso, este grande "comércio" movimenta mais alguns milhões de dólares! Pense nisso...

O mundo conta com sua ajuda!

Tenho dito e muito obrigado!

Por Cledenir Bottesini, seminarista do 2º ano



Nenhum comentário:

Postar um comentário